Início » Dicas e curiosidades » Histórias e tradições da páscoa em Portugal

Histórias e tradições da páscoa em Portugal

Histórias e tradições da páscoa em Portugal

A Páscoa é celebrada de uma forma muito diversificada em todo o mundo, mas existem determinados países que festejam este feriado como nenhum outro. Em Portugal, por exemplo, é um evento repleto de alegria, de cores, de sabores e de várias tradições. As procissões, o Compasso, o cordeiro ou borrego, as iguarias e os doces simbolizam esta quadra festiva. Quase todas as famílias regressam à sua cidade natal (onde os seus pais ou avós ainda vivem) para passar a Páscoa com a família. Deste modo, não é apenas uma comemoração assinalada pela Igreja Católica, mas também um momento de reencontros familiares e de restabelecimento de velhas amizades. 

Neste artigo, convidamo-lo a conhecer algumas tradições e costumes da Páscoa em terras lusas. 

Em diversas cidades de Portugal, em especial nas aldeias, é tradição oferecer uma prenda alusiva à Páscoa aos afilhados. Normalmente, os mais pequenos recebem ovos de chocolate ou amêndoas. Por outro lado, as crianças presenteiam um ramo de oliveira ou de violetas aos padrinhos, no domingo de Ramos.  

Jogo do Balamento, na Madeira 

Na ilha da Madeira, durante a Quaresma ou a semana Santa, joga-se o Balamento. Trata-se de um jogo tradicional madeirense muito popular realizado entre duas pessoas, sejam adultos ou crianças. Ao longo dos dias, cada participante deve-se antecipar e ser o primeiro a proferir a palavra “balamento” nos encontros diários, sendo que o mais rápido ganha um ponto. O resultado é conhecido na Sexta-feira Santa e ganha quem tiver angariado mais pontos. Habitualmente, o prémio é composto por torrões de açúcar, amêndoas doces ou ovos da Páscoa. 

Procissão da Burrinha, em Braga 

 Na região Norte do país, a cidade bracarense é decorada com elementos alusivos à quadra, luzes, flores, altares, incenso e faixas roxas. A Procissão da Burrinha é a mais afamada pelos visitantes e habitantes, na qual a imagem de Nossa Senhora é transportada por uma burrinha. Durante a semana Santa ocorrem outros desfiles, como a procissão de Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos, o domingo de Ramos, a Procissão do Senhor “Ecce Homo” ou conhecido como os “Fogaréus” – um cortejo cujos protagonistas são os Farricos, homens descalços com vestes roxas, de cabeça tapada que evocam o julgamento de Cristo. 

Festa das Tochas Floridas, no Algarve 

Em São Brás de Alportel, no Algarve, o domingo pascoal é comemorado com a Procissão de Aleluia, em homenagem à ressurreição de Cristo. Os habitantes, em especial os homens e os meninos compõem duas filas paralelas nas laterais do tapete florido e carregam tochas de flores de diversos tons ao longo da procissão. 

Bênção dos Cordeiros, no Alentejo 

Em Castelo de Vide, no sábado de Aleluia há a tradicional Bênção dos Cordeiros, onde os pastores percorrem o centro da vila com os seus rebanhos, de modo a serem benzidos e, posteriormente vendidos. À noite, durante a Vigília Pascal, as pessoas apelam ao perdão, à semelhança da festa judaica Kippour. O Cortejo de Aleluia é um dos eventos mais famosos da região, onde centenas de pessoas reúnem-se com chocalhos de vários formatos e campainhas que ecoam pelas ruas da cidade.