Início » Dicas e curiosidades » Como escolher calçado confortável para viajar

Como escolher calçado confortável para viajar

COMO ESCOLHER CALÇADO CONFORTÁVEL PARA VIAJAR

O conforto é a palavra de ordem que deve ter em consideração ao planear as suas viagens. Percorrer longas distâncias a pé, passar várias horas sentado no avião ou no comboio e enfrentar intermináveis filas de espera em locais de atracção turística são alguns dos exemplos que muitas vezes acontecem durante as excursões e, por esse motivo, é essencial investir em calçado de excelente qualidade. Para começar reflicta sobre estes factores, o tipo de terreno e o percurso que irá realizar, as condições atmosféricas e a duração da viagem, de modo a não levar demasiados pares de sapatos e de proteger a sua saúde. Assim sendo, neste artigo reunimos uma pequena lista de sapatos práticos e confortáveis que deve usar no seu próximo destino. 

  1. Ténis

Um item indispensável na mala de qualquer viajante. Os ténis são um dos calçados mais confortáveis e versáteis para deambular pelas grandes cidades. Existe uma panóplia de modelos e de cores, mas a nossa sugestão recai num modelo que seja em tons neutros, leves e, claro, com um bom amortecimento. É um tipo de sapato que pode ser conjugado de forma mais sofisticada ou mais casual, na primavera ou no inverno. O segredo é unir o conforto ao estilo.

  1. Mocassins

Se não tem a tendência de usar ténis, tem uma alternativa igualmente confortável. Os sapatos estilo Mocassim estão cada vez mais em voga, sendo um modelo mais clássico e uma aposta segura para um look fashion. Todavia, tenha a especial atenção que deve eleger um material maleável e flexível, de modo a adaptar ao formato dos seus pés. 

  1. Sapatos Oxford

A origem do nome do modelo de sapatos Oxford surgiu na Universidade de Oxford, na qual os alunos adoptaram esse estilo que conquistou o mundo inteiro. Contudo, o que os torna particularmente confortáveis é de facto de terem as perfurações para os cordões e de não terem nenhuma aba ou costura. Por isso, o sapato Oxford é uma interessante opção para a sua próxima viagem.

  1. Botas 

Se o seu destino inclui trilhos de montanha no inverno, então está à procura de botas impermeáveis e aderentes para lidar com a chuva e a neve. A tecnololgia Gore Tex é a solução ideal para cenários com mais frio. São muitas marcas de botas e alguns sapatos que apresentam uma vasta oferta de modelos com a membrana de Gore Tex. A título indicativo, marcas como a Timberland, The North Face, Lowa, Garmot e Merrell são empresas de referência que prometem a garantia na qualidade dos seus produtos. É um modelo relativamente mais caro, mas traz todo o conforto de caminhar com os pés secos durante um trekking à chuva. Deste modo, é uma peça obrigatória para quem queria partir numa aventura pelos alpes.

Seja qual for o destino, o mais importante é conseguir adequar o calçado às especificidades do terreno e do tempo, assim como às suas necessidades. Recorde-se que o principal objectivo de uma viagem é tornar cada experiência memorável e nada melhor como ter os seus pés como fortes aliados.