Início » Dicas e curiosidades » 3 SÍTIOS IMPERDÍVEIS PARA VISITAR NO NORTE, CENTRO E SUL DE PORTUGAL

3 SÍTIOS IMPERDÍVEIS PARA VISITAR NO NORTE, CENTRO E SUL DE PORTUGAL

3 sítios imperdíveis para visitar no Norte, Centro e Sul de Portugal

Portugal está cada vez mais na moda. E não é só o Porto, Lisboa ou o Algarve que conquista os viajantes estrangeiros e portugueses. É um país de pequenas dimensões, à beira-mar plantado, mas com imensos locais bonitos por explorar. Neste artigo, apresentamos três lugares imperdíveis para visitar numa escapadinha com a sua cara metade ou com a sua família. Cada um destes locais possui uma beleza magnífica que nos transportam para um lugar mágico, como se estivéssemos num cenário de um filme.
Fica aqui o convite: faça as suas férias em Portugal.

NortePonte da Misarela

Portugal é um país repleto de lendas e de histórias fascinantes que atravessam gerações ao longo dos séculos. A Ponte de Misarela, no concelho de Montalegre, Vila Real exemplifica na perfeição a lenda e o património. Esta ponte, conhecida também como a “Ponte do diabo”, localizada sobre o cristalino rio Rabagão, é um local místico no meio da natureza. Restaurada no início do século XIX, a ponte está sustentada por um único arco com 13 metros, onde foram travadas as batalhas napoleónicas. Em 1993, a Ponte de Misarela foi classificada como imóvel de interesse público. A paisagem natural é de cortar o fôlego e os trilhos íngremes são dois motivos para visitar esta localidade do Norte.

Fonte da imagem: 7maravilhasdeportugal

CentroPiódão

A aldeia de Piódão é um segredo bem guardado no coração de Portugal.
Foi classificada como “aldeia histórica de Portugal” e distinguida como um dos locais mais bonitos do país. A “aldeia presépio”, como costuma ser apelidada, graças à sua disposição das casas de xisto, é uma freguesia do município de Arganil, na encosta da Serra do Açor. A maioria das casas foram preservadas, de modo a fazer justiça às suas origens com paredes em xisto e o piso em pedra. As janelas e portas em madeira pintadas de azul dão destacam entre o casario de xisto negro e os telhados de ardósia. Se quiser provar as iguarias do Piódão, como o mel, o queijo da serra, a broa de batata, licores e aguardente dirija-se ao largo da igreja, onde encontrará alguns comerciantes de artesanato e doces.

SulAlgar de Benagil

A região algarvia dispensa de apresentações. O Algarve é um dos destinos mais populares dos portugueses nos meses de verão. O Algar de Benagil, ou Gruta de Benagil, é inquestionavelmente um dos fenómenos naturais mais extraordinários de Portugal. Esta gruta, classificada como uma das 10 mais belas grutas do mundo, esconde uma praia de areias douradas e águas turquesas, que é iluminada por raios de sol por uma espécie de claraboia no tecto. Está localizada no concelho de Lagoa, próximo da praia de Benagil e se quiser ser aventureiro, pode chegar até à gruta de paddle, de kayak ou optar por um transporte mais cómodo, de barco. 

Portugal já conquistou vários prémios de “melhor destino a visitar”, visto que é considerado como um dos países que possui mais diversidade paisagística.  Afinal, não há muitos países que tenham no seu pequeno território, praias como as do Algarve, vales como o Douro, vulcões adormecidos como os dos Açores e cascatas naturais como as do Gerês. 

Fonte da imagem: https://viagens.sapo.pt