Início » Dicas e curiosidades » 3 LOCAIS OBRIGATÓRIOS QUANDO VISITAR GUIMARÃES

3 LOCAIS OBRIGATÓRIOS QUANDO VISITAR GUIMARÃES

Se tem uma viagem ou estiver a planear visitar o “berço de Portugal” deveria dar uma vista de olhos no seguinte artigo em que apresentamos 3 locais, desde sítios culturais, até de lazer para visitar com a sua família, amigos ou até mesmo sozinho.

1 – Castelo de Guimarães

Paradigma das origens da nacionalidade e da própria figura de D. Afonso Henriques, o Castelo de Guimarães é um dos monumentos mais representativos do imaginário medieval português. A sua construção inicial remonta ao tempo de Mumadona Dias, que o mandou edificar pelos meados do século X, com o objectivo de defender o mosteiro de Santa Maria de Guimarães, dos ataques de muçulmanos e normandos. O Castelo de Guimarães é um dos principais monumentos históricos de Portugal e por essa razão, está no top 1 e é obrigatório visitar.

2 – Paço dos duques de Bragança

Após visitar o castelo, deve ir direto para o Paço dos Duques de Bragança de Guimarães que foi mandado construir no século XV por D. Afonso, 1º Duque da Casa de Bragança e 8º Conde de Barcelos, por altura do seu segundo casamento com D. Constança de Noronha. Habitado durante o século XV, assistiu-se nas centúrias seguintes a um progressivo abandono e consequente ruína, motivada por fatores políticos e económicos, que se foi agravando até ao século XX. Porém nos dias de hoje, encontra-se aberto a visitas e definitivamente é um local extremamente importante para Guimarães e sua história.

3 – Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos

Por último, mas não menos importante, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação e Santos Passos é outro local obrigatório para visitar. As origens da igreja remontam a uma pequena ermida, dedicada a Nossa Senhora da Consolação, mandada construir em março de 1576. Em outubro de 1785 é concluída a nova igreja, exemplar de espacialidade barroca em Guimarães, onde se acrescentaram duas torres na frontaria um século depois, bem como a escadaria. No decurso do século XIX foi construída a Casa do Despacho e a Capela do Senhor dos Passos, anexa à igreja.