Início » Dicas e curiosidades » As 7 dicas de viagens que todos os viajantes devem conhecer

As 7 dicas de viagens que todos os viajantes devem conhecer

Neste artigo apresentamos 7 dicas essenciais para que possa desfrutar ao máximo as suas próximas férias pelo mundo e coleccionar as melhores recordações das suas aventuras.

A experiência de uma viagem inicia-se com o planeamento de todos os pormenores. Enquanto turista, deve realizar, detalhadamente, as suas pesquisas, explorando as diversas possibilidades de roteiros, destinos, orçamento disponível, assim como o tipo de acomodação desejada. Neste artigo apresentamos 7 dicas essenciais para que possa desfrutar ao máximo as suas próximas férias pelo mundo e coleccionar as melhores recordações das suas aventuras.

Pesquisar e escolher o destino

O primeiro passo para planear uma viagem recai na escolha do destino. São vários os critérios a ter em conta, como por exemplo: as preferências do destino (campo, cidade, praia, montanha. Há uma panóplia de destinos à sua espera); o orçamento disponível (se tem a possibilidade fazer uma viagem de longa duração até a Nova Iorque); o tempo da viagem (se consegue tirar férias por uma, duas semanas ou até mais tempo)

2º Aposte nos motores de busca de voos

Quer encontrar as tarifas aéreas mais baratas? A Skyscanner e a Momondo são duas plataformas que pesquisam voos em diversas companhias áreas em busca do melhor preço. Através destas duas plataformas, consegue visualizar datas de um mês completo, tornando-se mais fácil a tarefa de encontrar tarifas mais reduzidas.

Flexibilidade nas datas dos voos

Uma dica essencial, mas que muitas vezes não é possível de ser aplicada, é a flexibilidade nas datas. Os preços dos voos podem variar consoante os dias da semana. Normalmente, os dias úteis são mais baratos do que o fim de semana.

Analise a avaliação de outros hóspedes

Umas das regras mais importantes no universo das viagens. Existem inúmeras plataformas de reserva de acomodações, sendo a mais conhecida, o Booking. Caso opte por um hotel, hostel, apartamentos, casas de férias, é fundamental, em primeiro lugar, ler as avaliações que os outros hóspedes fizeram sobre a sua hospedagem. Estes tipos de informações são imprescindíveis para tomar a melhor decisão. Tenha também a especial atenção de agendar o alojamento com a maior antecedência possível, de forma a ficar mais barato a sua estadia.

Verifique as políticas de reserva e as tarifas de cancelamento

O turismo ainda está a atravessar um cenário instável, e por esse motivo é necessário que esteja atento às políticas de reserva e de cancelamento. Devido à pandemia do coronavírus, determinadas acomodações atualizaram as suas regras, tornando-as mais flexíveis, de modo a que o hóspede não fique prejudicado na eventualidade de cancelar ou precisar de alterar a sua reserva por motivos de força maior. Algumas companhias aéreas, como a Easyjet, também estão a permitir a alteração da viagem, pagando apenas a diferença entre tarifas.

Opte por comprar um passe turístico

Na maioria das cidades há a possibilidade de adquirir um “city pass”, ou seja, um passe que lhe oferece vários descontos na entrada das principais atracções turísticas. Faça um plano do que pretende visitar e quanto vai custar e, posteriormente, faça a comparação com este passe. Por norma, vale muito a pena comprar o passe.

Fazer a mala

O último desafio e temido por muitos: conseguir colocar tudo o que necessita para a viagem dentro da mala ou da mochila. Menos é mais, lembre-se deste lema. Opte por levar poucas peças de roupa para não se sentir sobrecarregado, pode sempre comprar algo que precise no destino.

Boas Viagens!